Já começou a pensar em tudo que você precisa levar na sua próxima viagem? Com tantas roupas, acessórios e equipamentos eletrônicos para separar, muita gente esquece que precisa garantir a melhor mala de viagem. É ela que deixará sua bagagem segura durante todo o trajeto e que te garantirá conforto nos aeroportos, estações e rodoviárias.

Confira essa lista com 6 dicas essenciais para quem quer a melhor mala de viagem!

1. Tipo de viagem

A mala de viagem é determinada, obviamente, pela viagem que você planeja fazer. Bagagens para um fim de semana na praia são bem diferentes das que você leva num intercâmbio de três meses na Europa, por exemplo.

Portanto, antes de comprar sua mala, pense com cuidado no tipo de viagem. Considere como será o transporte e tempo que você deve ficar no local. Em estadias mais longas e que exigem viagens longas de avião ou trem, dê preferência para as malas de viagem com rodinhas.

Elas facilitam a locomoção em locais, como aeroportos e estações. Além disso, preservam a saúde da sua coluna, mesmo que precise carregar alguns quilos de roupas.

2. Quantidade de rodinhas

Existem duas opções de malas de viagem: com 2 rodas ou 4 rodas. As com 2 rodinhas são ideais para viagens mais curtas e com uma bagagem mais leve. Se você for daqueles que gostam de ir prevenidos, com várias roupas e acessórios, opte pelas opções com 4 rodas.

Os modelos de mala de viagem com 4 rodas são bem melhores para transportar malas pesadas. De preferência, elas devem rodar 360º para facilitar quando você precisar “manobrar” a mala no aeroporto ou até no hotel.

Outra dica importante: cuidado com escolher o material das rodinhas. O plástico é bastante sensível e pode te deixar na mão durante a viagem. Malas com rodas de uretano duram mais e aguentam mais peso.

3. Material

Sua mala de viagem deve ser de um material rígido ou flexível? Depende muito do que você planeja guardar nela. Uma mala ou mochila de tecido costuma ter um preço mais baixo, porém é pouco resistente. Elas são ótimas para bagagem de mão, já que estará em segurança com você na cabine do avião.

Os materiais rígidos são resistentes e podem ser usados para carregar praticamente qualquer coisa. Precisa de uma mala de viagem que resiste à manipulação e que pode ficar no bagageiro sem problemas? Essa é a opção para você.

4. Organização

É claro que a escolha da mala de viagem também depende muito de quão organizado você pretende ser. Algumas malas já vem com separadores que te ajudam a deixar as roupas, acessórios e calçados separadinhos. Outras te deixam livre para organizar os objetos como quiser.

Para os mais obcecados com arrumação, existem ainda separadores extras que podem ser adquiridos em lojas de acessórios. Dá até para usar mochilas pequenas ou necessaires para colocar conteúdos menores e guardar tudo dentro da mala grande.

5. Segurança

Infelizmente, as malas nem sempre conseguem passar a viagem inteira em segurança. Durante a manipulação e transporte da bagagem existe sempre o risco de arrombamentos e até furto dos conteúdos. Será que você realmente precisa estar expostos à isso?

A segurança da sua bagagem deve ser uma questão fundamental na hora de escolher a melhor mala de viagem. Dê preferência àquelas que têm o cadeado embutido, portanto é mais difícil de danificar ou arrombar. Também é possível comprar cadeados de qualidade específicos para malas em lojas de acessórios.

6. Garantia e assistência técnica

E quem disse que só equipamentos eletrônicos precisam de assistência técnica? A melhor mala de viagem possui garantia adequada para te proteger contra defeitos de fabricação e acesso a uma ampla rede de assistência. Assim, você não fica desamparado a viagem inteira.

Consulte também onde ficam essas lojas para assistência. É provável que você precisará delas quando estiver preparando para uma nova viagem no futuro, então é interessante que sejam próximas ao lugar onde você mora. Se elas estiverem em aeroportos ou perto deles também é excelente, já que imprevistos acontecem em viagens.

Agora você está pronto para comprar a melhor mala de viagem e garantir que sua bagagem chegará em segurança ao destino. O próximo passo é planejar a viagem dos sonhos e continuar nos acompanhando aqui no blog para ler mais dicas importantíssimas!